Seguro Garantia para Retenção de Pagamentos

O Seguro Garantia para Retenção de Pagamentos é uma ótima alternativa para apresentar ao seu contratante em casos de retenção periódica da sua fatura, como acontece frequentemente em contratos de prestação de serviços e em construções civis.

 


 

No artigo anterior do blog, falamos de Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamentos . Essa é uma opção interessante em momentos de crise, em que ter dinheiro em caixa, para a perfeita execução de contratos, é essencial. Sob o mesmo olhar, falaremos agora do Seguro Garantia para Retenção de Pagamento. Essa é uma outra alternativa para aumentar o seu dinheiro em caixa.

Inicialmente, deve-se ressaltar que, em contratos de prestação de serviços, solicita-se a abertura de uma conta vinculada. Essa conta, aberta entre contratante e contratado, é feita para depósito de um percentual da fatura prevista. Em síntese, essa retenção de fatura de pagamento é justificada para eventuais pagamentos de impostos, férias, 13º salário, dentre outros. Caso haja uma rescisão, por exemplo, o dinheiro utilizado será proveniente dessa conta vinculada.

Contudo, o maior problema dessa prática é que ela tira da rotina da empresa um fator vital: dinheiro. Dessa forma, é comum que virtude dessa falta de dinheiro disponível em caixa, a empresa tenha que recorrer a empréstimos bancários, com taxas altíssimas e até mesmo apresentação de alguma contrapartida do lado da empresa.

 

SEGURO PARA PARA RETENÇÃO DE PAGAMENTO

Alternativamente, a empresa pode sugerir ao seu contratante a apresentação de uma apólice de seguro garantia. Logo, com taxas que giram em torno de 1% ao ano, ela consegue liberar esse alto percentual retido da fatura. É evidente que, por considerar altos percentuais de retenção, a Seguradora aprova a demanda caso a caso, ou seja, o seu processo de contratação pode levar alguns dias.

Para análise da situação, as Companhias Seguradoras precisam saber o percentual retido da fatura e o motivo dessa retenção. Ademais, verificar-se-á o cenário financeiro da sua empresa, para concluir se a instituição terá condições de arcar com desembolsos para pagamento de indenizações por demissão, por exemplo.

Em seguida, com a apólice em mãos, o seu contratante tem a tranquilidade de que, caso você não realize os devidos pagamentos trabalhistas e/ou previdenciários previstos, a Seguradora irá realizá-los. Como todo Seguro Garantia possui direito de regresso (explicado aqui), após pagar o seu contratante, a Seguradora irá exigir ao Contratado, visto aqui como tomador, o ressarcimento do valor. A regulamentação deste seguro está prevista na Circular 477/2013.

A Fiança Seguros está disponível para sanar todas as suas dúvidas a respeito do tema – Seguro Garantia para Retenção de Pagamentos, e sempre está disposta a auxiliar na comunicação com o seu contratante, mediante a sua autorização, seja ele ente público ou privado. Fale conosco aqui, pelo telefone ou por alguma de nossas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook ou WhatsApp). E não deixe de dar uma olhada em nosso blog para mais artigos como esse!

 

 

Adriano Sousa | Diretor de Operações na Fiança Seguros

Conteúdos Relacionados

×