Indo além do faturamento da empresa
A análise de crédito no Seguro Garantia é um fator questionado frequentemente na Fiança. Neste seguro, é atribuída uma taxa de operação para cada tomador, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Contudo, a maneira com que essa análise é feita varia em cada Seguradora. Por isso, é comum que duas empresas semelhantes do mesmo segmento possam possuir taxas distintas.
Balanço Patrimonial e DRE
Um atributo muito relevante nessa análise é o DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício, que sempre está acompanhado do Balanço Patrimonial da empresa. Esse documento é um resumo da demonstração financeira da empresa no ano. Assim, mostrará as receitas e despesas, além do seu resultado no período. Realiza-se uma análise comparativa dos últimos balanços e DREs, atribuindo assim limite e taxa condizente com a realidade da mesmo.
Mecanismo de consulta de crédito
Outro ponto sempre discutido neste processo é o comportamento do Tomador no mercado. As Seguradoras possuem acesso a mecanismos de consulta de crédito, que os facilitam a verificar se o Tomador é bom pagador, se possui dívidas ou ações judiciais, dentre outros fatores. Com base nessas informações, a Seguradora classifica a empresa em um ranking, e atribui uma taxa que esteja de acordo com esse parâmetro estabelecido.
Papel do corretor na análise de crédito
Finalmente, é importante pontuar o papel do Corretor de Seguros especializado neste processo de análise de crédito no Seguro Garantia. Um consultor especializado em Seguro Garantia deve ter conhecimentos básicos em demonstração contábil, de forma que discuta e contribua para a decisão da Seguradora. Em casos que o tomador se encontre em situação financeira delicada, é primordial que o Corretor entenda o real cenário da empresa. A partir disso, a Fiança Seguros dialoga com a Seguradora mostrando uma interpretação mais completa do caso.
Enfim, caso possua mais alguma dúvida sobre este assunto, fale conosco. Possuímos também outras publicações sobre Seguro Garantia: clique aqui para ter acesso a todos os posts do blog.
Adriano Sousa | Diretor de Operações na Fiança Seguros
[…] vez que o Seguro Garantia possui análise de crédito, como comentado neste post, é importante que o tomador possua cadastro atualizado, de forma que o seu limite e taxa nas […]
[…] Atualmente, uma pergunta recorrente de alguém sem experiência com Seguro Garantia é: quanto custa? Infelizmente, esta pergunta não pode ser respondida de imediato. A princípio, a empresa passa por uma análise de suas capacidades financeira e técnica nas Seguradoras. Dessa forma, cada empresa possui um perfil personalizado e, consequentemente, tem uma taxa diferente para cálculo do seu custo. Leia mais sobre essa análise aqui. […]
[…] A sua função principal é ser uma ferramenta de ressarcimento ao Estado, caso a empresa vencedora desista de assumir o contrato. Ademais, pode ser visto também como uma forma de limitar a presença de empresas sem capacidade financeira de assumir o contrato, uma vez que as Seguradoras realizam uma análise de crédito do tomador (post no blog sobre isso aqui). […]